Visual Merchandising - O Básico

Muita gente pergunta o que é visual merchandising, então resolvi postar alguns ítens de várias pesquisas que faço.

Dicas e Truques de vendas de ações de Visual Merchandising no varejo seguem dentro dos mesmos princípios da publicidade do desenho gráfico e do design de interior -
O objetivo do Visual Merchandising é criar um ambiente lógico e visualmente agradável que obterá a atenção e retornará em aumento de vendas.

Os fundamentos do Visual Merchandising é bastante fácil de entender - uma loja limpa, bem iluminada, com a mercadoria exposta em grupos segmentados. Mas como uma indústria, o Visual Merchandising baseia-se em pesquisas mais profundas, concentrando-se na psicologia e nas motivações de objetivo do cliente.

AS cinco melhores dicas de Visual Merchandising para o Varejo:

  1. Atrair - o Visual Merchandising de fato começa na rua fora da loja. As exposições de vitrines criativas e interessantes chamarão a atenção das pessoas que circulão pela região e se sentirão envolvidas pela loja. Muitos proprietários de loja cometem o erro da exposição de muitos produtos na vitrine (para indicar a variedade de itens que eles poderiam oferecer,) mas os desenhos de vitrines mais prósperos criam um tema, usam o humor, ou "o estilo de vida" que melindra a curiosidade. Modifique as exposições das vitrines de acordo com as estações, e sempre prefira os ítens mais novos ou os mais vendidos.
  1. Impacto - você anda em uma loja, da uma volta, e pede licença, a sensação é de querer logo sair. Talvez " só parecia" uma loja bacana - mas mais provávelmente, algo na loja ou na exposições das mercadorias ofuscou ou olhos do cliente. A experiência ao visitar um estabelecimento deve ser rico - qualquer cliente em perspectiva deve ser capaz de andar na loja com liberdade, ser respeitado e sentir-se cômodo. Seja na música, nas exposições de produtos, na iluminação, ou até no controle do clima, tudo na loja deverá induzir à boas experiências de quem faz a compra.
  1. Inspirar - Criar exposições de produto que mostrarão ao cliente como um ítem poderia ajustar-se na sua vida diária. Em uma loja de decoração, o que significa é a ambientação de um conjunto de cadeiras, de sofá ou uma colocação de mesa completa. Em uma loja de roupa o que delimita o ambiente são os manequins - Em todos os segmentos de mercado, a maior probabilidade de o cliente adquirir o produto, é quando puderem imaginar-se usando o mesmo.
  1. Identificar - Nos dias atuais os maiores compradores são pessoas muito ocupadas. Possivelmente eles estão dando um pulo a caminho de casa pro trabalho, ou voltando pra casa - independentemente de qual situação pode ser, os compradores com maior probabilidade comprarão se eles puderem encontrar o que eles estão olhando e que possam facilmente identificar o preço. O produto deve ser organizado em agrupamentos lógicos - pode ser por tipo de item, por cor, ou alguma outra característica, o preço e as descrições do produto devem ser claras e fáceis ler.
5. Add-on - os add-on de Ponto-de-venda (também conhecido como "compras de impulso") podem gerar dinheiro extra nas vendas. Pense em pequenos ítens que normalmente esquecemos - cartões, empacotamento de presente, etc. - esses pequenos itens podem ser colocados perto do balcão como um jeito doce de lembrar o cliente.

----> Fonte: Pesquisa pessoal.