Pular para o conteúdo principal

Destaques

DPPs como Ferramenta de Valor para a Moda no Brasil

  Transformar a obrigatoriedade em vantagem competitiva Embora muitos encarem o DPP como uma exigência regulatória para acesso ao mercado europeu, no Brasil essa tecnologia pode se tornar uma importante distinção de mercado. Marcas que adotarem os passaportes digitais de forma estratégica — seguindo práticas de transparência, rastreabilidade e circularidade — terão a chance de: Aumentar a confiança do consumidor , comunicando transparência total sobre origem, impacto ambiental e ciclo de vida dos produtos. Criar novos fluxos de receita por meio de programas de recompra, revenda ou serviços de manutenção vinculados ao histórico digital do produto. Ampliar valor percebido e engajar clientes , ao transformar cada produto em um canal contínuo de relacionamento e personalização. DPPs permitem que “o valor siga o produto” Com o passaporte digital, as marcas podem acompanhar o produto ao longo de seu ciclo — revenda, manutenção, descarte, e até reenvio à cadeia produtiva mu...

Brainstorming

FIQUE SABENDO!!!!

Em português significa TEMPESTADE DE IDÉIAS e é uma técnica muito útil para fazer aflorar idéias inovadoras e de resultado.

É uma técnica de custo zero, que pode ser realizada no próprio ambiente de trabalho e usada em qualquer grupo de trabalho e nas mais diferentes situações: identificação de riscos, criação de novos produtos, resolução de problemas, planejamento estratégico, desenvolvimento de campanhas publicitárias, melhoria no atendimento a clientes, campanhas de vendas, etc.

Vamos fazer?

1º passo:
- Estabeleça um problema ou assunto a ser tratado
- Selecione um grupo
- Defina as regras básicas: ausência de críticas, criatividade e aperfeiçoamento das idéias
- Escreva um assunto em um quadro visível para todos
- Estimule as idéias dos participantes (conte um caso, faça o pessoal relaxar...)

É muito importante para o resultado que não haja críticas no brainstorming. Por ser uma técnica de criatividade, uma crítica ou uma simples brincadeira sobre uma idéia pode inibir um participante e expor sua sugestão.

Um antigo professor meu da Fundação Dom Cabral tem uma técnica interessante para evitar o constrangimento em caso de críticas ou brincadeiras: ao invés das pessoas exporem suas idéias em voz alta, ele distribuiu pequenos papéis (post-it) e cada um coloca a sua idéia ali, na medida em que as idéias vão sendo entregues ele as cola no quadro.


2º Passo

- todos discutem juntos cada uma das idéias
Não tenha medo da idéia ridícula, ela serve de trampolim para a verdadeira inovação.
- após o término, o líder deve separar as invenções das decisões
Nessa hora, cuidado! Seja crítico na medida certa para não censurar uma possível inovação.
- as idéias promissoras devem ser aperfeiçoadas e em seguida aplicadas.

Dica: se for possível deslocar o pessoal para um ambiente fora do local de trabalho é recomendável, o ambiente informal “destrava” as mentes e faz as pessoas pensarem fora do quadrado.

Fonte: Colaboração: www.liderancaonline.com.br

Postagens mais visitadas