Pular para o conteúdo principal

Destaques

COP30: o que o setor têxtil precisa saber para se preparar

 Você vai ouvir falar bastante sobre a COP30 nos próximos meses. Mas afinal: o que significa esse evento, por que ele importa e como o setor têxtil pode se posicionar? O que é a COP30 COP significa Conference of the Parties (Conferência das Partes). É o maior encontro global sobre mudanças climáticas da ONU, reunindo governos, empresas, cientistas, ONGs e sociedade civil para negociar compromissos climáticos. Em 2025, a COP30 será realizada em Belém (PA) . Não é por acaso: a Amazônia estará no centro das discussões, simbolizando a urgência de proteger florestas, comunidades e biodiversidade. Por que importa para o setor têxtil? O setor têxtil é um dos mais cobrados quando o assunto é sustentabilidade. Segundo estimativas globais, a moda responde por 8% a 10% das emissões de CO₂ e é uma das indústrias que mais consome água e gera resíduos. Estar atento à COP30 significa entender que: Metas climáticas mais rígidas podem gerar novas regulações ambientais. Consumidores ...

Milão 2009 – Design e + Design por Henrique Steyer

O Salone Internazionale del mobile ocorre todos os anos e é o maior evento de Design do mundo. Atrai arquitetos, designers, jornalistas, curiosos, lojistas e fabricantes de móveis de todo o mundo com o intuito de captar as novas tendências e fazer negócios. Aproximadamente 490 mil metros quadrados de área são necessários para que os mais de 1.400 expositores apresentem as novidades em um dos maiores parques de exposições da Europa. Este ano o evento ocorreu de 22 a 27 de abril. 

Como acontece na moda, hoje em dia não existe mais uma ditadura do que deve ser usado. Tudo é possível. O que se nota são algumas tendências como as cores fortes para estofados, entre elas o laranja, o vermelho e o berinjela. Outra vedete são os móveis e objetos interativos e modulares. Fáceis de adaptar em espaços pequenos, eles possibilitam mudar a “cara” da decoração sem muito esforço. 

Para espantar a crise, grandes marcas exibem criações de importantes designers com muitas cores, brilhos, espelhos e materiais quentes. O acabamento das peças é quase uma obsessão da maioria dos expositores. Diferentes estampas, materiais naturais (ou imitando natural) servem para aumentar a sensação do toque. 

Figuras importantes como os irmãos Campana e karim Rashid, grandes estrelas da festa, circulam livremente entre os “mortais visitantes”, demonstrando que Milão é realmente a capital mundial do Design. 


 

No mesmo período em que ocorre o famoso Salão do Móvel, a cidade apresenta outra surpresa: A Zona Tortona. Trata-se do centro do design de vanguarda milanês. Um mundo à parte. Enquanto na Feira do Móvel, as grandes indústrias moveleiras e o design assinado tomam conta do pedaço e o principal objetivo é comprar e vender, na Zona Tortona a criatividade dita as regras.

  

Lá, antigas fábricas e edifícios, são alugados por uma semana para os designers provenientes de todo o mundo mostrarem seus trabalhos, transformando este bairro em uma festa da cultura e do design. 

Todos que transitam por lá durante esta semana estão fascinados com a arte, com a moda e com a criatividade que existe no ar. Todas as tribos em um mesmo local, onde a linguagem falada é uma só: Design.

Bom... Milão, até o ano que vem!

 Henrique

Postagens mais visitadas