Comportamento Digital:

Campanha online gera mais vendas no
varejo do que comercial de TV

Campanhas publicitárias de produtos de consumo (alimentos e itens de higiene e limpeza) na internet geraram mais retorno em três meses do que propagandas deste segmento na televisão em um ano. Esta é a conclusão de uma pesquisa divulgada esta semana pela empresa de análises de dados online, comScore, em parceria com a dunnhumbyUSA.

O estudo observou o comportamento de compra de 200 mil internautas, que também participam de programas de fidelidade em supermercados, nos Estados Unidos. O grupo foi exposto a banners (estáticos e interativos) com marcas de diversas categorias de produtos (cereal, mistura para biscoito, pizza, suco, barras de cereal, macarrão, chá, desodorante e creme dental).

Em 12 semanas, a comScore observou as campanhas online elevaram em 9% as vendas das marcas anunciadas na web, sendo que cerca de 80% das ações resultaram em um aumento significativo das vendas dos produtos.

Fazendo uma comparação das mesmas marcas anunciadas na TV, outra análise da empresa IRI mostra que, em 12 meses, as campanhas geraram um aumento de 8% nas vendas dos produtos, sendo que 36% das marcas anunciadas apresentaram um aumento mais elevado em vendas.

"Estes resultados confirmam a capacidade da propaganda online de ser bem-sucedida na geração de vendas junto a marcas de consumo, aliada ao impacto da campanha pela televisão", afirma o
presidente da comScore, Gian Fulgoni, que será um dos palestrantes internacionais do Digital Age 2.0. "Quando você considera o fato de que um anúncio online geralmente custa menos do que na televisão, estes resultados ganham ainda mais importância."

Em entrevista ao Ideia 2.0 sobre a palestra "Como a publicidade online realmente funciona", que apresentará no dia 27 de agosto às 11h durante o evento, Fulgoni pretende mostrar que, muito além do clique em um banner, é preciso medir o impacto da campanha via web no comportamento do consumidor.

Acesso de internautas com mais de 65 anos
é o que mais cresce no Brasil.

O acesso à internet entre brasileiros com mais de 65 anos de idade, em casa e no trabalho, foi o que mais cresceu no mês de julho, entre todas as faixas etárias com dois anos de idade ou mais, destaca o relatório mais recente do Ibope Nielsen Online.

Na comparação com junho, o número de internautas com 65 anos ou mais cresceu 23,1% em julho - mais do que o dobro do crescimento de 10% no total de internautas ativos no Brasil. Em julho, o grupo representou 1,3% dos 36,4 milhões de internautas ativos em casa ou no trabalho, ou 473.200 pessoas.

Mensagens instantâneas, buscadores, comunidades (redes sociais), portais e e-mail são as categorias mais acessadas por estes internautas, destaca José Calazans, analista de mídia do Ibope.

Considerando somente o acesso residencial, a participação da faixa etária com idade a partir de 65 anos cresceu 67% em um ano e representou, em julho, 1,9% do total de internautas ativos - alta de 27,2% em relação a junho deste ano.

A participação de internautas com idade entre 50 e 64 anos também cresceu acima da média geral, em julho - 12,6% na comparação com o mês anterior. Em casa e no trabalho, o grupo representa 11,7% dos internautas brasileiros, ou mais de 4,2 milhões de pessoas - mesma participação verificada contando comente o acesso residencial -, segundo o Ibope.