Pular para o conteúdo principal

Destaques

COP30: o que o setor têxtil precisa saber para se preparar

 Você vai ouvir falar bastante sobre a COP30 nos próximos meses. Mas afinal: o que significa esse evento, por que ele importa e como o setor têxtil pode se posicionar? O que é a COP30 COP significa Conference of the Parties (Conferência das Partes). É o maior encontro global sobre mudanças climáticas da ONU, reunindo governos, empresas, cientistas, ONGs e sociedade civil para negociar compromissos climáticos. Em 2025, a COP30 será realizada em Belém (PA) . Não é por acaso: a Amazônia estará no centro das discussões, simbolizando a urgência de proteger florestas, comunidades e biodiversidade. Por que importa para o setor têxtil? O setor têxtil é um dos mais cobrados quando o assunto é sustentabilidade. Segundo estimativas globais, a moda responde por 8% a 10% das emissões de CO₂ e é uma das indústrias que mais consome água e gera resíduos. Estar atento à COP30 significa entender que: Metas climáticas mais rígidas podem gerar novas regulações ambientais. Consumidores ...

EUA: PIB cai, mas MODA cresce




Vendas de vestuário e calçados aumentam 0,10% em 2009
30/04/2009


Dados do Departamento de Análise Econômica dos EUAapontam aumento de 0,10% na venda de vestuário e calçados no primeiro trimestre de 2009. Este acréscimo acompanha a ascendência de 0,26% em relação aos bens não duráveis, como combustíveis e produtos alimentícios.

A análise é positiva para a moda, já que a recuperação chega após queda de 0,62% no 2º semestre de 2008. Contudo, o Produto Interno Bruto norte-americano continua preocupando, já que apresentou retração de 6,3% no último trimestre de 2008 e já marca -6,1% em 2009.

Esta representativa queda no PIB se deu principalmente em decorrência dos resultados negativos em exportações, estruturas empresariais, gastos fixos com residência, equipamentos e softwares.

Obama: Governo corta orçamento e influencia resultado do PIB

Gastos do Governo Federal diminuíram 4%, em contraste com o acréscimo de 7% do último trimestre de 2008. Gastos de administrações locais e de defesa nacional também foram menores, decrescendo respectivamente 3,9% e 6,4%. Vale lembrar que os gastos públicos representam boa parcela do PIB norte-americano.

Núcleo de Pesquisa e Comunicação/UseFashion
Colaboração: Eduardo Pedroso
Foto: Divulgação

Postagens mais visitadas