Definições de Marketing

Lendo o livro Google Marketing o autor descreve algumas das diversas definições sobre Marketing:

Marketing é uma função organizacional e um conjunto de processo que envolve a criação, a comunicação e a entrega de valor para os clientes, bem como a administração do relacionamento com eles, de modo que beneficie a organização e seu publico interessado (AMA - American Marketing Association - nova definição de 2005).

Marketing é um processo social por meio do qual as pessoas e grupos de pessoas obtêm aquilo de que necessitam e o que desejam com a criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços de valor com outros (KOTLER e KELLER, 2006).

Marketing é a entrega de satisfação para o cliente em forma de benefício (Kotler e Armstrong, 1999).

Marketing são as atividades sistemáticas de uma organização humana voltadas à busca e realização de trocas para com o seu meio ambiente, visando benefícios específicos (RICHERS 1986).

Marketing é o conjunto de operações que envolvem a vida do produto, desde a planificação de sua produção até o momento em que é adquirido pelo consumidor (Dicionário Michaelis).

Marketing é o conjunto de estratégias e ações que provêem o desenvolvimento, o lançamento e a sustentação de um produto ou serviço no mercado consumidor (Dicionário Novo Aurélio).

Marketing é o estudo do mercado. É uma ferramenta administrativa que possibilita a observação de tendências e a criação de novas oportunidades de consumo visando a satisfação do cliente e respondendo aos objetivos financeiros e mercadológicos das empresas de produção ou prestação de serviços (Fraga, Robson, 2006).

"Em resumo o marketing não é um fim em si mesmo, mas uma ferramenta que visa ao avanço e a uma melhor adaptação do sistema capitalista sobre os cidadãos" conclui Conrado Adolpho Vaz - autor do livro Google Marketing - 2008-2009).
Leiam também GOOGLE MARKETING - O guia definitivo do marketing digital.