TENDÊNCIA - Cosmopolitan Tribalism POR [Box1824 + Bola Sociology Design]
14 de Maio de 2009
O estudo de tendências não é o estudo sobre o futuro. Isto é futurologia. Estudo de tendências é o aprofundamento no presente para se imaginar com mais clareza a direção de um movimento.
Este vídeo, um dos resultados do estudo, tem a pretensão de agrupar referências de um movimento estético altamente influente a esta geração que ganhou ampla difusão no ano de 2008. Aqui temos um pouco da tangibilização do “espírito globalista”.
Ele não representa a massa humana e a juventude global, mas um nicho de jovens globalizados que vivem uma cultura interrelacionada nas principais capitais economicamente ativas do mundo. É um vídeo de inspiração que organiza esteticamente expressões da cultura.
Como estamos chegando no final da década, ele também serve de referência para “pintar as cores” dos últimos 10 anos desde a explosão do movimento indie com o resurgimento do rock no início da década, passando pela metamorfose do hip-hop e também pela explosão da cena new rave. Hoje vivemos a convergência dos três territórios fundamentais da cultura pop jovem global: hip-hop, rock e eletrônica.
O Cosmopolitan Tribalism é um movimento que surge da democratização da cultura jovem criativa e experimental - uma geração multitasking, sintonizada, com liberdade e ferramentas para criar e misturar referências à sua maneira, que maximiza o sentido de celebração através de códigos visuais como cores vibrantes, colagens, padrões geométricos, grafismos tribais, texturas psicodélicas, elementos da street art e pinturas faciais. Das principais fusões, a fusão entre Hip-Hop, Rock e Eletrônica - os três mais influentes territórios das diferentes culturas jovens globais, é o destaque deste momento em que estamos vivendo.
A Internet é o ambiente facilitador das novas relações sociais, fazendo com que os modos de consumo e expressão pessoal alterem as formas de pensar e produzir música, moda, entretenimento, design e comunicação. O cenário urbano, conectado e cosmopolita abre alas para um retorno ao primitivo, onde valores de adoração à natureza, buscas espirituais e novos estados de consciência entram na pauta. Assim, se define um novo pensamento que desafia os limites entre o novo e o antigo, o primitivo e o moderno, o natural e o tecnológico, impulsionando a indústria cultural e de bens materiais a atualizar e rejuvenescer os seus rumos.
Em última análise, essa peça tenta sintetizar o “sentimento de mundo” de nossa década.
Cosmopolitan Tribalism from box1824 on Vimeo.