Comunicação Integrada por Monique Melo

O desenvolvimento da comunicação foi uma das grandes molas propulsoras da globalização, desencadeando mudanças significativas na economia, política, sociedade, tecnologia e, consequentemente, nas organizações. Por isso, a cada dia, empresas aumentam a preocupação com a manutenção do bom relacionamento com os clientes, públicos alvo, parceiros de negócios, funcionários e, claro, com a imprensa. Além do mais, surge a necessidade de estar sempre à frente, inovando os produtos e serviços oferecidos e, acima de tudo, a forma de comunicar. Desse modo, a comunicação desponta como vantagem competitiva no mercado, agregando valor à instituição e ajudando no alcance da credibilidade, na construção da reputação e no aumento da lucratividade.

Cada vez mais, independente da crise, ou melhor, principalmente nela, as empresas precisam de comunicadores altamente preparados, criativos e com grande inteligência emocional. Trabalhando com foco nas metas da organização, a comunicação integrada – atividade conjunta e interdisciplinar desenvolvida por profissionais da área – empreende as mais modernas estratégias, que também acompanham as novas tecnologias de informação, se adaptando a novas realidades (digitais ou não) e públicos. Há muitos experimentos em ação, o que, com certeza, nos levarão avante.

A convivência entre profissionais de relações públicas, publicitários e jornalistas nas agências de comunicação (que um dia foram chamadas de forma muito simplista apenas de assessoria de imprensa) é um ponto importante e enriquecedor. Ela segue afinada e sintonizada para o mesmo objetivo: realizar trabalhos completos para o fortalecimento da identidade institucional e do conceito mercadológico e corporativo, potencializando resultados.

Transformar organizações em notícias ou torná-las referências como fonte de informação do ramo de atuação, criando imagem e conceitos, hoje, na globalização (ou desglobalização como alguns críticos já estão chamando), é fundamental. Não é favor, muito menos maquiagem da realidade, é trabalho sério de colaboração mútua: as informações fornecidas pela empresa são matérias-primas para os jornalistas que buscam o alimento do seu trabalho, a notícia.

Fonte: http://www.profashional.com/profashional-e-profashional-kids.html#