Lady Gaga um case?! O que Lady Gaga pode ensinar às marcas, segundo a Newscast

Cinco lições sobre como a cantora se tornou a primeira artista a alcançar um bilhão de visitas em seus vídeos no YouTube

Cris Simon, de EXAME.com 30/07/2010


São Paulo - A Newcast (@newcastvivaki), braço por trás do conteúdo de marca e entretenimento da Vivaki, do grupo de mídia Publicis, disponibilizou recentemente em sua página no Slideshare a apresentação "Brand Romance", em um trocadilho com a música Bad Romance, de Lady Gaga. No trabalho, que também pode ser visto no Vimeo, a empresa mostra 5 lições que a cantora pode ensinar às marcas e ao mercado de marketing para alcançar visibilidade e boa comunicação com consumidores.

Depois de ter se tornado a primeira artista a estourar a faixa de 1 bilhão de visitas em seus vídeos no YouTube, em março deste ano, a cantora pop teve parte de sua fórmula tornada pública pelo empresário Troy Carter: seus clipes são pensados a partir do YouTube, como virais.
Saiba quais são as lições da cantora:

1. Conte uma história consistente. Tenha visão. Sua equipe estratégica deve conhecer a fundo a ideia e dar suporte a ela.
2. Engaje seus fãs em uma conversa. Provocar, ouvir e reagir: as pessoas gostarão de participar se o conteúdo for de qualidade.
3. Conecte o conteúdo. Construa relacionamentos com marcas e provedores de conteúdo que complementem seu perfil. Sua personalidade deve ser multifacetada e prazerosa de ser descoberta e desenvolvida.
4. Pesque onde os peixes estão. Conteúdo gratuito deve ser propagável, então crie um trabalho contagiante. Deixe que os usuários embedem, renovem, comentem e compartilhem o conteúdo onde quiserem. Isso soa como senso comum, mas não é. Em janeiro, a gravadora EMI proibiu que os fãs da Ok Go embedassem os clipes da banda em blogs e sites pessoais. Com isso, os filmes do grupo ficaram restritos ao YouTube, perdendo de alcançar maior visibilidade.
5. Reinvente o seu negócio. Forme ligações que fazem sentido a longo prazo para o seu mercado específico. Gaga expandiu sua marca patrocinando batons M-A-C, projetando fones de ouvido da linha Heartbeats, da Dr. Dre, e depois, assumindo como diretora criativa da Polaroid. Tudo isso mantendo seus fãs e sua evidência. Ela também usou sua loja online como um filtro de doações 24h para o Haiti, promovendo isso via Twitter.

Veja a apresentação da Newcast: