TOP SHOP No Brasil em ABRIL!!!

O Brasil na vitrine da Topshop
Rede britânica de roupas e acessórios inaugura loja no País e promete conquistar o mercado brasileiro de fast fashion -
Por Bruna BORELLI
ISTO E DINHEIRO - Nº edição: 751 Estilo 24.FEV.12

Não é de hoje que grifes de moda estrangeiras estão de olho no Brasil. Em dezembro do ano passado, por exemplo, as italianas Prada e Bottega Veneta inauguraram suas primeiras lojas no País. Mas não são apenas as butiques coroadas que querem investir aqui. Marcas mais acessíveis e de grande escala – também conhecidas como fast fashion –, mas igualmente cobiçadas por mulheres ligadas em moda, pretendem fincar suas estacas no mercado brasileiro. A novidade mais esperada para o primeiro semestre do ano é a chegada da britânica Topshop, que abrirá suas portas em abril, mês de inauguração do shopping JK Iguatemi, em São Paulo. A escolha de seu primeiro endereço brasileiro não poderia ser mais adequada, pois terá a companhia de outras grifes europeias de renome, como Balenciaga e Lanvin.
Loja na Oxford Circus: a sofisticada região londrina abriga uma das maiores unidades da rede,
com 8 mil m2 e cinco andares. Em São Paulo, a estreia será mais modesta em tamanho,
mas dentro de um reduto de grifes famosas, o shopping Iguatemi JK.
Além dessa primeira loja, estão previstas novas unidades nos shoppings Iguatemi e Market Place, também em São Paulo, ainda sem data definida. “Os consumidores paulistanos buscam um produto orientado pela tendência da moda, o que os fazem ser clientes perfeitos para a Topshop”, diz a diretora geral da marca, Mary Homer. “Estamos ansiosos por uma parceria de sucesso nesse mercado que tanto cresce.” No Exterior, a Topshop duela principalmente com a sueca H&M e a espanhola Zara. No Brasil, a história promete se repetir com a Zara. “Claro que cada um tem a sua identidade fashion, mas a Zara vai se incomodar com a presença da Topshop”, diz Armon Armoni, coordenador dos cursos de pós-graduação de moda da Faap. “Afinal, elas disputam o mesmo mercado.” 


Segundo ele, tudo indica que os preços no País não serão tão acessíveis quanto lá fora, fato que acontece também com outras redes de fast fashion. Peças vendidas em lojas da Zara no Exterior podem custar quase metade das comercializadas no Brasil. “Essa concorrência vai ser interessante para os brasileiros”, afirma Armoni. “Pode até deixar os preços no País mais atrativos, mas nunca tão atrativos quanto lá fora.” Outra marca que deve tornar-se uma forte concorrente da grife britânica é a Mango. A marca espanhola, que já opera uma loja própria em Ipanema, no Rio de Janeiro, pretende crescer no Brasil através de parcerias com investidores locais e competir com as marcas já existentes. A Topshop surgiu em 1964, mas foi apenas em 2002 que deu um grande salto, quando o bilionário britânico Philip Green – dono de uma fortuna avaliada em mais de R$ 13 bilhões – comprou o grupo Arcadia, controlador da rede de lojas.

Agora fico aguardando ansiosa a inauguracao!
Renata Chaves