TEXFAIR - Feira Internacional da Indústria Têxtil:

 os primeiros lançamentos para a primavera-verão 2009/2010

 

De 12 a 15 de maio, Blumenau se transforma no maior centro lançador de moda do país, apresentando os lançamentos de mais de 400 marcas

Consolidada como o mais importante evento da América Latina em tendências e referências de moda, a Texfair do Brasil – Feira Internacional da Indústria Têxtil comemora dez anos de sucesso entre os dias 12 e 15 de maio, no Parque Vila Germânica, em Blumenau, SC. Em seus nove anos, já recebeu aproximadamente 185 mil visitantes, reunindo a cada edição uma média de 200 expositores e 400 marcas.

Texfair 2009 reúne mais uma vez as mais expressivas marcas do setor e as maiores indústrias têxteis e de confecções do País para apresentar, em primeira mão, seus lançamentos e coleções primavera-verão 2009/2010, nos segmentos de vestuário, malharia, cama/mesa/banho e decoração. A relação completa de expositores está no site www.texfair.com.br

A moda exibida no evento é aquela que realmente será usada pelos consumidores no dia-a-dia. Entre as tendências da estação que serão apresentadas naTexfair 2009, destaque para a Índia, forte tendência internacional; para as peças atemporais que aparecem fortes como um reflexo da crise financeira mundial; e os básicos que surgem repaginados, com ar contemporâneo.

A 10ª edição da Texfair deve gerar cerca de 2.000 empregos diretos e movimentar os setores de turismo, hotelaria, gastronomia, transportes e trabalhos temporários de mão-de-obra de montagem, limpeza e decoração de Blumenau e região.

O evento é promovido pelo SINTEX – Sindicato das Indústrias de Fiação, Tecelagem e do Vestuário de Blumenau, e organizado pela Vale Feiras & Eventos.

 

Ulrich Kuhn, presidente do SINTEX, declara: “A edição 2009 da Texfair marca os dez anos de sucesso do evento, que é o mais importante da América Latina em vestuário, cama, mesa, banho e decoração; é também uma referência em moda e tendências ao apresentar, em primeira mão, os lançamentos de marcas expressivas para a primavera-verão, a estação mais importante no Brasil devido ao nosso clima tropical”. E completa: “A cada edição buscamos melhorar ainda mais os serviços oferecidos a expositores e visitantes, alinhando o evento com a conjuntura nacional”.

 

 

Negócios Internacionais

 

Como nas edições anteriores, a Texfair 2009 criará um excelente ambiente para ações de intercâmbios comerciais e tecnológicos entre expositores e compradores de vários países: as Rodadas de Negócios.

 

Os encontros serão promovidos pela ABIT – Associação Brasileira da Indústria Têxtil, por meio do Programa Texbrasil - Programa Estratégico da Cadeia Têxtil Brasileira, criado em parceria com a Apex-Brasil – Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, órgão do governo federal. Ulrich Kuhn declara que “a presença de compradores estrangeiros durante a feira otimiza as expectativas quanto à solidez e à qualidade das ações comerciais a serem iniciadas na Texfair”.

 

Programa Al Invest

 

Em uma iniciativa conjunta com a FIESC – Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina, o Programa Al Invest levará à Texfair 2009compradores de nove empresas européias interessadas em fazer negócios com fornecedores brasileiros. São sete empresas italianas, uma da Polônia e uma da Suécia. Os compradores terão uma agenda personalizada de visita ao evento e reuniões individuais com expositores.  

 

Programa Al Invest foi criado em 1994 pela Comissão Européia e consiste em uma rede de operadores com a missão de facilitar e fortalecer a cooperação econômica entre a Europa e a América Latina.  

 

Números do setor têxtil

 

Segundo dados da ABIT – Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecções, o setor obteve uma receita bruta em 2008 de US$ 43 bilhões, que representa um crescimento de 4% em relação a 2007. A produção média de vestuário também registrou um aumento de 4% em relação ao ano anterior, totalizando 9,8 bilhões de peças contra 9,5 bilhões em 2007. O setor, em 2008, garantiu 1,7 milhão de empregos diretos, contra 1,650 milhão no ano anterior. Em 2008, os investimentos da indústria têxtil foram na ordem de US$ 1,5 bilhão.

 

Santa Catarina é o segundo estado no ranking nacional do PIB têxtil, com 15,49%, São Paulo é o primeiro colocado, com 31,10%.

 

O Brasil é o sexto maior produtor no ranking mundial. Entre os diferencias dos produtos “Made in Brazil” estão os segmentos de moda praia, jeanswear ehomewear. A brasilidade e os investimentos em sustentabilidade também valorizam os nossos produtos.