Começa a montagem da maior edição da Couromoda

Iniciou nesta segunda-feira (5), nos Pavilhões de Exposição do Parque Anhembi, a montagem da 36ª Couromoda – Feira Internacional de Calçados, Artigos Esportivos e Artefatos de Couro.

Principal feira de calçados da América Latina, a Couromoda 2009 será a maior de todas as edições, ocupando 80 mil metros quadrados, o que significa todas as instalações do Pavilhão do Anhembi, mais uma tenda adicional de 2.800 m2 para a praça de alimentação, além da utilização do Ball Room do Hotel Holiday Inn, onde acontecerá a cerimônia de abertura da feira.
A logística de todo este processo de preparação da Couromoda impressiona por toda a sua complexidade e pelos números que movimenta. Só na montagem da feira trabalham 3.500 pessoas, com 142 empresas de montagem trabalhando na construção dos estandes. Durante todo o período da feira este número chega a 18 mil pessoas que trabalham nos estandes e em toda a operação.
Só na logística de transporte dos materiais de montagem e desmontagem, são 450 caminhões e carretas que acessam (ao longo dos 7 dias), o pavilhão de Exposições do Anhembi, trazendo e levando material.
“É impressionante a velocidade e o trabalho desenvolvidos com planejamento e profissionalismo de todos os colaboradores envolvidos, sejam funcionários da feira, empresas contratadas ou as montadoras que trabalham para os expositores”, diz Jorge Alves de Souza, diretor superintendente da Couromoda.
Souza acrescenta que a qualidade nos serviços é fruto de um trabalho que acontece junto a todos os prestadores de serviço, durante todo o ano. “A Couromoda realiza anualmente um seminário voltado para os líderes de pavilhão e mantém reunião ao final de cada dia, em que é avaliado o andamento desta operação, visando a melhoria da qualidade e o desenvolvimento destas equipes”.

Para o presidente da SP Turis, Caio Luiz de Carvalho, junto com a Fórmula 1, a Couromoda está entre os eventos que trazem maior visibilidade para a cidade de São Paulo. “Vamos exportar uma imagem muito positiva da cidade de São Paulo, principalmente agora com o ‘Cidade Limpa’ junto aos milhares de visitantes que virão à São Paulo para a feira”.
Durante quatro dias, a Couromoda espera receber mais de 77 mil visitas profissionais de todo o Brasil e outros 70 países. 107 pessoas estão envolvidas no atendimento ao comprador visitante, na entrada principal e credenciamento, com serviços de pesquisa e atendimento nos balcões de informações e atendimento bilíngüe. Outros 100 profissionais vão dar apoio aos expositores, montadoras, atendimento a imprensa e visitantes da feira. Jorge Alves de Souza ressalta que a Couromoda injeta 80 milhões de reais na economia de São Paulo incluindo hotelaria, restaurantes, serviços e a montagem da feira, com seus 42 mil metros quadrados de estandes."Na próxima semana, a Couromoda vai movimentar a cidade de São Paulo que por causa da feira receberá milhares de visisitantes que, além de conferir as novidades da Couromoda, vão aproveitar o que a cidade tem de melhor", destaca o diretor.